Biodiversidade e Mudanças Climáticas

O que é biodiversidade?

A comida que você come, o ar que respira, a água que bebe, o mel que você come e muito mais dependem da biodiversidade. Então, o que é essa tal biodiversidade?

O termo ‘diversidade biológica’ refere-se a todas as variedades de vida: plantas, animais, fungos e pequenos microorganismos que não costumamos ver a olho nu. Também inclui ecossistemas e habitats de todas as variadas formas de vida.

A biodiversidade que vemos hoje é fruto de bilhões de anos de evolução, moldada por processos naturais e, cada vez mais, pela influência humana. Ela forma a teia da vida da qual somos parte integrante e da qual dependemos totalmente.

Quão diversa é a biodiversidade?

É impressionantemente diversa. De meros 1,7 milhão de espécies de animais, plantas e fungos que foram documentados a provavelmente mais de 8-9 milhões, até 100 milhões ainda a serem identificados.

No entanto, a biodiversidade está em risco. Ameaçada!

Como, você pode se perguntar?

O ritmo de extinção de espécies agora é cerca de 1.000 vezes maior do que antes de os humanos dominarem o planeta. A sexta extinção em massa na história geológica está em andamento e nós, a humanidade, estamos no centro dela. A superpopulação e o consumo excessivo contribuem fortemente para a crise. 

A natureza e a biodiversidade estão diminuindo mais rapidamente do que em qualquer outro momento da história e sucessivos relatórios importantes destacaram a enorme escala da perda da natureza. A biodiversidade não recebeu a devida ênfase dentro do discurso sobre mudanças climáticas. A falta de um discurso intencional e significativo, alinhado com os impactos das mudanças climáticas, ainda não amplificou a urgência de lidar com esses problemas em conjunto.

Os recursos da terra estão a ser depredados também por causa de formas imediatistas de entender a economia e a actividade comercial e produtiva. A perda de florestas e bosques implica simultaneamente a perda de espécies que poderiam constituir, no futuro, recursos extremamente importantes não só para a alimentação mas também para a cura de doenças e vários serviços. As diferentes espécies contêm genes que podem ser recursos-chave para resolver, no futuro, alguma necessidade humana ou regular algum problema ambiental. (LS 32)

Como você pode ajudar?

​​Assine e compartilhe a petição Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis ​​e #DêVozÀTerra

Envie cartas

Eventos sobre Biodiversidade e Mudanças Climáticas

Conferência de imprensa de lançamento do inquérito do ELSiA: Os católicos preocupam-se com a ecologia?

“Os católicos preocupam-se com a ecologia?”. A partir do belo telhado franciscano (sobre São Pedro), este é o primeiro inquérito abrangente jamais realizado na Europa, incluindo 20 conferências episcopais e mais de 280 projetos. O inquérito revelará as conclusões e os principais resultados da voz de vários bispos europeus (incluindo o presidente da Conferência Episcopal Francesa), bem como a experiência das bases (apresentando algumas práticas e projetos inspiradores), a fim de mostrar aos meios de comunicação social europeus a preocupação dos católicos com o clima, duas semanas antes das eleições europeias. Registration here. O programa terá início às 11h00 CET. *A ELSiA é a aliança europeia de organizações católicas para promover a mensagem da Laudato Si', incluindo a CIDSE, a Caritas EU, os Jesuítas (JESC), os Salesianos (Dom Bosco internacional), a Justiça e Paz (presente em todas as conferências episcopais) e a COMECE (Bispos Europeus). O evento será importante porque reunirá pela primeira vez vários bispos da Europa, um representante do Vaticano, sete universidades e representantes ecológicos de dioceses de países europeus e mostrará o quanto os católicos estão empenhados em toda a Europa.

Mensagem do Papa para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

Durante a Semana Laudato Si', na quinta-feira, 23 de maio, será transmitida numa coletiva de imprensa a mensagem do Papa para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2024. O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação é celebrado todo dia 1º de setembro e marca o início do Tempo da Criação, que termina em 4 de outubro, festa litúrgica de São Francisco de Assis. O tema "Esperançar e agir com a Criação" é inspirado na Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8,19-25), na qual o apóstolo escreve que "toda a criação geme e sofre", mas que "na esperança fomos salvos", por isso esperamos "com perseverança".

Lançamento do Guia de Celebração oficial do Tempo da Criação 2024

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, lançaremos o Guia de Celebração oficial do Tempo da Criação 2024. Líderes ecumênicos de todo o mundo coordenarão este momento de apresentação e reflexão na preparação contínua para o Tempo da Criação falando sobre o tema deste ano, "Esperançar e agir com a Criação".

Recursos de Biodiversidade e Mudanças Climáticas

No results found.